terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Pedido de Colaboração - Dor Sexual Feminina


O Papel da Qualidade da Relação e da Resposta do Parceiro na Dor Sexual Feminina

Encontra-se neste momento a decorrer um estudo online intitulado "O Papel da Qualidade da Relação e da Resposta do Parceiro na Dor Sexual Feminina ", integrado no Projeto de Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde da Mestranda Lisete Ferreira. Inserido no SexLab (Centro de Investigação em Sexualidade Humana), da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, este é um estudo que se encontra sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Nobre e da Prof. Dra. Cátia Oliveira. 

O presente estudo tem como principal objetivo avaliar as dimensões relacional e sexual na vivência da dor sexual feminina, em casais heterossexuais. Para este fim, solicitamos a participação de casais dos 18 aos 75 anos de idade, em que a mulher apresente um quadro de dor sexual.

Para participar basta seleccionar o respectivo link:

Mulher com dor sexual:

Respetivo companheiro:

Todos os questionários são completamente anónimos, não sendo pedidos dados que possam identificar as pessoas que a eles respondam.

Qualquer tipo de informação adicional poderá ser solicitada através do email lisete.ferreira15@gmail.com.

Agradecemos desde já a sua participação.

Pedido de Colaboração - Dor Sexual Masculina


Pedido de Colaboração – Estudo “Fatores Psicossociais na Dor Sexual Masculina

Neste momento, encontra-se a decorrer um estudo online intitulado “Fatores Psicossociais na Dor Sexual Masculina”, desenvolvido no SexLab – Centro de Investigação em Sexualidade Humana, da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, e no âmbito da Dissertação de Mestrado Integrado em Psicologia Clínica e da Saúde de Raquel Pereira, sob a orientação do Prof. Dr. Pedro Nobre e da Prof.ª Dr.ª Cátia Oliveira.

O presente estudo aborda fatores psicossociais que influenciam a vivência da dor, e tem como objetivo contribuir para a compreensão  do perfil psicológico de homens portugueses que apresentem dor sexual. Geralmente, este é um quadro clínico de caráter crónico que afeta significativamente a qualidade de vida do paciente. Apesar de se associar, frequentemente, a uma causa orgânica, há muitos casos em que a dor surge como principal sintoma, associada à disfunção do pavimento pélvico, para os quais prevalece uma menor compreensão do fenómeno e menor eficácia dos tratamentos existentes.

A investigação no âmbito da dor mostra uma evidência crescente da influência de fatores de ordem cognitiva, afetiva e social no âmbito da dor, nomeadamente em contexto sexual. Contudo, não é clara a forma como estes se associam para explicar as caraterísticas e intensidade da dor, ou como a distingue de outras disfunções sexuais. Deste modo, o estudo pretende avaliar o papel das dimensões cognitiva, afetiva, sexual e orgânica, e a forma como estas se associam, para explicar a dor e a sua intensidade no contexto sexual.

Para este estudo, solicitamos a participação de homens maiores de 18 anos:
Ø  Que apresentem dor sexual;
Ø  Com outra problemática de natureza sexual;
Ø  Que não apresentem nenhuma destas dificuldades.
Acrescentamos que os questionários são ANÓNIMOS, sendo garantida total confidencialidade dos dados, usados exclusivamente para fins da investigação.
O acesso ao estudo é possível através do linkhttp://www.fpce.up.pt/limesurvey/index.php?sid=59719&lang=pt
Caso deseje esclarecer algúma dúvida ou partilhar um comentário, envie um email para: arlpereira.RP@gmail.com
Desde já, agradecemos a sua atenção.
Cumprimentos,
Raquel Pereira