quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Fisioterapia na saúde da mulher

Hoje queria falar (escrever, pronto...) sobre os fisioterapeutas que ajudam mulheres como eu a curar o vaginismo. A serem um bocadinho mais felizes... :))

Que profissional pode efectivamente fazer o tratamento 'hands on' do pavimento pélvico para curar o vaginismo? 

Apenas e só pessoas com formação em fisioterapia e, mais especificamente, em  fisioterapia na saúde da mulher e, ainda mais especificamente, em fisioterapia na saúde da mulher relacionada com a sexualidade... 

Ufa! Com tanta especificidade não admira que isto seja um pouco confuso. 

E que seja difícil perceber a quem recorrer...

Percebi isso também pelas imensas meninas que me perguntam por e-mail quem foi a minha fisioterapeuta porque não conseguem arranjar uma fisioterapeuta que trabalhe o pavimento pélvico. 

Eu consigo dar dois contactos seguros: o da minha própria fisio e de outra fisio recomendadada por ela. Mas isto, geograficamente, restringe-se a Porto e ao Lisboa, nada mais... O que causa muita frustração de meninas fora destas duas cidades, bem sei...

Associado a isto está o facto de ginecologistas e psicólogos desconhecerem este tipo de tratamento e também não encaminharem as pessoas com vaginismo para a fisio... E depois dá nisto: andamos de um lado para o outro à procura de um tratamento quando ele é tão simples. Ai!

Na página da associação portuguesa de fisioterapeutas pode-se encontrar o grupo de interesse de fisioterapia na saúde da mulher e os profissionais que trabalham nesta área. Podem encontrar aqui uma ferramenta que ajuda a localizar profissionais em Portugal por região. Claro que não dá para saber se todos eles tratam o vaginismo, mas pode ser uma opção telefonar e perguntar se tratam o vaginismo e, se sim, com que psicóloga é que trabalham (trabalho em equipa, não se esqueçam!).

NÃO SE ESQUEÇAM: RECORRENDO A PROFISSIONAIS DE SAÚDE, APENAS FISIOTERAPEUTAS PODEM FAZER O TRATAMENTO 'PRÁTICO' - OU SEJA A INTRODUÇÃO DE DEDOS/DILATADORES/SONDAS ETC. NA VAGINA.

Queria deixar um apelo! 

Se tiverem feito fisioterapia no tratamento do vaginismo deixem aqui, ou enviem para o meu mail (sofia.xxyz@gmail.com),  o contacto da fisioterapeuta que vos acompanhou. Como quiserem! Assim, pode ser que eu já consiga ter uma resposta para as meninas fora do Porto e de Lisboa que querem fazer fisioterapia... Obrigada!!

PS: Já agora, que estou a escrever sobre fisioterapia, nos dia 27 e 28 de Outubro vai decorrer o V Encontro do Grupo de Intervenção de Fisioterapia na Saúde da Mulher, em Lisboa,  que "vai permitir o desenvolvimento de competências no entendimento e tratamento das disfunções sexuais, uma área inovadora e ainda pouco explorada no nosso país, como também irá proporcionar um momento de reflexão e debate de outros temas entre todos aqueles que actuam nesta área"...


28 comentários:

  1. Oi Sofia,
    muito, mas muito interessante mesmo esse encontro sobre a saúde da mulher. Até me fez pensar em alguns contatos meus para tentar fazer o mesmo no Brasil, quem sabe com convidados portugueses...(depois conversamos sobre isso).
    Sobre os profissionais habilitados a tratar do vaginismo, eu já pensava em escrever sobre isso no meu blog, não só pensando em indicações como também para chamar a atenção para maus profissionais - normalmente recém formados - que só querem atrair clientela anunciando tratarem do vaginismo. É preciso realmente se informar e procurar profissionais com experiência no assunto e, de preferência, recomendados. Sobre o tipo de profissional melhor indicado, ainda estou formando opinião a respeito, mas a princípio me parecem indicados tanto psicólogos quanto ginecologistas com especialização em sexologia, além de fisioterapeutas. Acho que depende muito do caso e da qualidade do profissional, pois já soube de casos que foram resolvidos com fisioterapia, e de outros que foram resolvidos só com psicólogo. Enfim...um abraço!
    Marcelo.

    ResponderEliminar
  2. Oi Marcelo! Só boas ideias a pairar no ar :))

    Quanto aos profissionais, concordo totalmente: o vaginismo pode ser tratado por ginecologistas, psicólogos, fisioterapeutas (e/ou conforme o caso).

    O que queria chamar a atenção era que o tratamento 'prático' - ou seja a introdução de dedos/dilatadores/sondas/ etc. na vagina - a ser feito por um profissional, terá que ser sempre por um profissional com formação em fisioterapia do pavimento pélvico (que pode ser um ginecologista ou até um psicólogo por exemplo).

    Isto não exclui o auto-tratamento. Conheço algumas meninas que trataram o seu vaginismo por elas próprias sem a intervenção de nenhum destes profissionais. E mesmo recorrendo aos profissionais nós temos que fazer a nossa parte! ;)

    Mas, como diz, o mais importante quando se recorre a profissionais é que estes sejam sérios e que saibam mesmo o que estão a fazer!

    ResponderEliminar
  3. Olá,Sofia e Marcelo!

    Sempre percebo a dificuldade em achar profissionais que falem sobre vaginismo. Muitos ginecologistas não conseguem nem fazer o diagnóstico, acham que é "frescura" da mulher. Quem dera fosse! Bem, formação e informação ajudariam muito, pois a mulher que tem vaginismo já tem dificuldade em falar sobre o problema... Se encontrar um mau profissional fica ainda mais retraída e deixa de buscar soluções.

    Acho muito válida a atitude de vocês. Lá no blog, Marcelo, tem contato de uma fisioterapeuta do Brasil. Não é do meu Estado, mas talvez vale pra você falar com ela...

    Abraços aos dois! Cura!

    ResponderEliminar
  4. Obrigada Amor perfeito! Que bela sugestão
    Tudo de bom.
    Beijinhos.

    Uma correcção ao meu comentário anterior: apenas os fisioterapeutas podem fazer o tratamento 'hands on' do vaginismo. Quando referi que psicólogos e ginecologistas também o podem fazer desde que tenham formação, estava enganada. É mesmo necessário ser fisioterapeuta. Desculpem este engano, mas valeu-nos a minha fisio maravilhosa que estava atenta e interviu a tempo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sofia
      Como uma das fisioterapeutas deste nosso Portugal responsável pelo crescimento da fisioterapia numa área tão nobre e delicada como é a saúde da mulher, gostaria muito de lhe agradecer o testemunho que tem dado sobre o seu problema e a forma tão brilhante como o tem resolvido com a ajuda de vários profissionais entre eles o Fisioterapeuta que com toda a sua expertise a conseguiu também ajudar. Infelizmente ainda não somos muitos a trabalhar nesta área mas os que existem estão a fazer um trabalho espectacular e espero que muito em breve possamos ter muitos mais profissionais com competências para ajudarem muitas outras mulheres.
      Grata pelo seu preciosíssimo contributo
      As maiores felicidades para si

      Eliminar
    2. Olá Fatima,
      Aqui fica um enorme BEM-HAJA por fisioterapeutas como a Fátima :) Sou eu que tenho que agradecer por existirem pessoas assim, capazes de com o seu trabalho modificarem as nossas vidas. Muito, muito obrigada pelas palavras, pelo contributo e por todas as mulheres cujas vidas foram tocadas pela fisioterapia do pavimento pélvico.
      Muitas felicidades

      Eliminar
  5. Olá Sofia
    Moro no Rio de Janeiro e fiz fisioterapia com a Dra Fernanda Pacheco. Ela é especialista em fisioterapia uroginecológica e tem uma clínica no centro da cidade que trata de pacientes com o nosso problema! O nome da clínica é UROFISIO e o site é www.clinicaurofisio.com.br . Eu posso recomenda-la pois foi graças a ela que hoje eu tenho uma vida mais feliz! Obrigada pela sua iniciativa, seu blog me ajudou bastante nessa luta!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Flor de Liz
      Obrigada pelas suas palavras :) Fico tão contente que o meu bloguezinho possa ajudar nem que seja um pouquinho!
      Aqui fica então o nome de uma fisioterapeuta e de uma clínica do outro lado do oceano para as meninas brasileiras que possam frequentar o blog.
      Muitos beijinhos e que a sua felicidade traga ainda mais sucesso para a sua vida! :)

      Eliminar
  6. Elaine Spinassé Camillato29 de outubro de 2013 às 12:25

    Oi Sofia, tudo bem? Meu nome é Elaine, sou fisioterapeuta especialista e mestre na saúde da mulher! Trabalho há oito anos nessa area e amo o que faço. Trabalho no Brasil, no estado de Minas Gerais e na capital Belo Horizonte. Estou amando o seu blog e vou indicar para todas as minhas pacientes. Trabalhamos em equipe eu, o psicologo e o sexologo. Posso divulgar seu blog e seus comentarios no meu face e no meu blog? Abraço

    ResponderEliminar
  7. Elaine Spinassé Camillato29 de outubro de 2013 às 12:30

    Meu facebook é elaine.spinasse@facebook.com e meu blog é fisioterapiapélvica.blogspot.com. É um blog mais para informações de toda essa extensa área da fisioterapia.

    ResponderEliminar
  8. Olá Sofia!

    Seria possível disponibilizar o contacto da fisioterapeuta aconselhada na zona do Porto? Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Íris! Pode ver os contactos de fisioterapeutas na zona do Porto aqui http://www.apfisio.pt/gifsm/index.php?option=com_mapuser&view=mapuser&city=13&Itemid=100
      Estes são alguns contactos. Se quiser saber mais, deverá contactar o grupo de interesse na saúde da mulher.
      Ou podemos falar melhor por mail. Boa sorte!

      Eliminar
  9. Bom dia Sofia,

    Felizmente a lista de fisioterapeutas especialista na área da saúde da mulher vai muito além da apresentada pela APF. É uma área com cada vez mais formação especializada em Portugal.

    Em Lisboa podem também procurar e ler sobre a Fisioterapeuta Estefania Garcia: International Master Trainer MH Caufriez e fisioterapeuta na clínica cuf Alvalade no núcleo de reabilitação do pavimento pélvico e ainda formadora na especialidade de uroginecologia. Possui ainda mestrado em saúde da mulher e especialidade em reeducação uroginecológica.

    No Porto, a fisioterapeuta Daniela Borges (FISIOGlobal - Saúde Integral), com especialização em Ginástica Abdominal Hipopressiva e Reabilitação Perineal Activa, que trabalha juntamente com uma sexóloga essa área.

    ResponderEliminar
  10. Olá Sofia,

    Envie-lhe um email esta semana. Estou à procura de um fisioterapeuta no Porto. Será que me pode recomendar? Sabe se é muito caro?
    Obrigada

    Filipa Pinto

    ResponderEliminar
  11. Olá Sofia!
    Seria possível recomendar-me a profissional que referiu em Lisboa? Não estou a conseguir enviar-lhe mail. Obrigada!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anónimo!
      Eu só envio o contacto por e-mail. Pode tentar de novo, por favor? Para sofia.xxyz@gmail.com.
      Estou a consultar o mail com frequência. Portanto devo responder em breve.
      Beijinho

      Eliminar
  12. Olá Sofia! Obrigado pelo seu blog e generosidade em partilhar a sua experiência. Se possível gostaria que me recomendasse uma fisioterapeuta ou sexologa do Porto. Tenho 37 anos tinha desistido de ter uma vida sexual, porque na minha primeira experiência , aos 20 anos, o rapaz com quem estava não me conseguiu penetrar, na altura senti me muito frustrada por não conseguir controlar o meu próprio corpo, depois disso não consegui relacionar-me intimamente com ninguém, pelo menos não ao ponto de deixar ser penetrada. Resumindo a uns meses atrás comprei um vibrador, consigo introduzi-lo com algum esforço no inicio, mas sinto algum prazer, o meu medo é que não seja tao bem sucedida com um pênis de verdade, a questão é que não sei se tive ou ainda tenho vaginismo, por isso gostaria que me faculta-se o contacto de um profissional sério, não quero sentir-me uma cobaia de um médico pouco esclarecido. Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá anónima!
      Posso dar os contactos da psi e da fisio que me acompanharam. É só enviar um mail para sofia.xxyz@gmail.com.
      Beijinho

      Eliminar
    2. Muito Obrigado Sofia!!!

      Eliminar
  13. Olá Sofia.
    Obrigada pelo teu blog, realmente pelas pesquisas que tenho feito no Google é muito difícil encontrar informação e identificação de especialistas em Portugal.
    Mas finalmente vejo que conheces :) a minha luz ao fundo do túnel!!!!
    Enviei um mail, aguardo então resposta com a informação dos especialistas na área do Porto.
    Fico a aguardar!!! OBRIGADA :)

    ResponderEliminar
  14. Olá Sofia ;) queria muito agradecer o teu testemunho, no blog! É tão importante para percebermos que não estamos sozinhas e que existe solução.
    Teria muito gosto em continuar a ler e a saber novidades.

    Entretanto, mandei um email, para procurar referências, visto que, de facto, é muito difícil encontrar um profissional experiente na área.

    Muitas felicidades e bem haja!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Obrigada :)
      Estou a tentar responder a todos os e-mails atrasados. Peço imensa desculpa por não responder mais rápido, mas não tenho conseguido mesmo. Até ao fim desta semana limpo a caixa de correio :)
      Fica prometido:)
      Beijinho

      Eliminar