sexta-feira, 26 de abril de 2013

Vaginismo e Gravidez

Só para ficar claro, tentar engravidar nunca fez parte dos meus planos.

Digo isto porque já li e ouvi imensas vezes que uma das razões mais frequentes que leva mulheres e casais a procurar tratamento para o vaginismo é o quererem engravidar. 

Nunca foi o meu/nosso caso!

Sempre pensei, enquanto vagínica, que se quisesse engravidar recorreria a uma inseminação artificial numa clínica... 
Eles lá saberiam como é que iriam introduzir fosse o que fosse na minha vagina de vagínica... ;)

Como disse, nunca quis engravidar.
Mas, agora quero! 
Estamos a treinar, portanto! :) E espero que torçam por nós! :-P

E comecei a pensar como seria angustiante ter esta vontade de engravidar e ainda ser vagínica. 

E fui pesquisar modos de engravidar que não implicassem a penetração de um pénis na vagina. 

Claro que para haver uma gravidez há sempre algum tipo de penetração, mas penso que é correcto dizer que quem conseguir introduzir um dedo ou um tampão na vagina consegue fazer um dos três procedimentos de que vou falar a seguir. 

Todos eles supõem uma consulta médica prévia de modo a confirmar que os futuros progenitores estão saudáveis e podem tentar engravidar, claro está! E a toma de ácido fólico pela mulher antes de engravidar! E etc., etc., etc, ...

Inseminação artificial numa clínica

No caso da inseminação artificial numa clínica, temos que nos dirigir a uma clínica (claro está!) que execute este procedimento e seguir as indicações médicas. 

Pelo que percebi cada inseminação tem o valor aproximado de 600€. 

Deixo aqui dois exemplos: uma clínica no Porto e outra em Lisboa (não conheço as clínicas, apenas as encontrei na pesquisa que fiz).

Podem ver o exemplo de uma inseminação artificial neste vídeo. Ele dirige-se a casais inférteis, mas o procedimento é aproximadamente o mesmo.




Inseminação artificial em casa com kits de auto-inseminação

Esta é uma opção mais económica que a ida a uma clínica e mais confortável porque pode-se fazer em casa. É mais económica porque os kits tem um custo muito menor do que uma inseminação numa clínica e dá para realizar várias inseminações. Como é altamente improvável (mas não impossível) que uma mulher engravide com apenas uma tentativa de inseminação artificial é só fazer as contas e perceber como pode ser extremamente caro fazer uma inseminação artificial numa clínica.

Encontrei este site onde vendem os kits online. Certamente deve haver em mais sítios, mas achei que este era tão esclarecedor que não pesquisei mais...
Gostei particularmente das seringas com extensões e do lubrificante que potencia a fertilidade (e eu nem sabia que isso existia). :) Os kits vêm com instruções e conselhos.

Inseminação artificial em casa com uma seringa (sem agulha) e com a parte de cima de um aplicador de plástico de um tampão

Esta é a opção mais 'do it yourself' e a mais económica. Só é necessária uma seringa de 10 mL sem agulha e, para as menos corajosas como eu, a parte de cima de um aplicador de plástico tipo tampax compaq

As seringas podem ser compradas em qualquer farmácia e vêm com agulhas (que obviamente têm que ser removidas).  O procedimento consiste no homem ejacular directamente para dentro da seringa e depois a mulher introduzir a mesma seringa na vagina. Depois de introduzida a seringa o mais fundo possível é só pressionar o êmbolo de modo a que o esperma fique depositado na vagina. 

Como nos outros dois procedimentos, a mulher deverá estar deitada e, preferencialmente, com as ancas elevadas para a gravidade ajudar a que o sémen encontre o caminho certo... ;) 
E deverá estar deitadinha e quietinha durante 30 minutos (se tiver paciência para tal...)

O aplicador de plástico de que falo poderá ser utilizado por mulheres, como eu, que não se imaginam a introduzir uma seringa (dura) na vagina. O que proponho é introduzir o aplicador (que tem aquela forma redonda linda e suave) dentro da vagina e com a ajuda da seringa depositar devagarinho o esperma no aplicador. Como o aplicador é aberto, ele vai deixar passar o esperma para o canal vaginal. Depois do aplicador estar vazio é só retirar e já está! :)) O aplicador funciona como um espéculo (com as devidas diferenças, obviamente) ao abrir o canal vaginal para que se possa depositar lá o esperma.

Também há a opção de seringas vaginais que dispensariam o uso do aplicador, mas não as encontrei em Portugal. Podem vê-las neste site.

Provavelmente há mais opções. Mas penso que estas já constituem divertimento suficiente :)
Se quiserem aumentar as probabilidades de engravidar ao saberem o momento certo para fazer um bebé podem fazer testes de ovulação. Eu uso os da clearblue e funcionam muito bem.

Divirtam-se :)

PS: Nestas pesquisas todas que fiz, cheguei à triste conclusão que há imenso mitos, preconceitos, hostilidade em relação à inseminação artificial, principalmente, caseira. E pelo facto da inseminação artificial caseira se associar (por razões óbvias) a casais de lésbicas que querem engravidar as reacções contra ainda se ampliam mais. Vá-se lá entender estas reacções tristes e ignorantes em relação à homossexualidade e a tudo o que sai fora da suposta 'norma'. :(
As razões utilizadas para desmotivar a inseminação artificial caseira são porque, supostamente, destrói os espermatozóides todos e causa mal-formações no futuro feto (!), ou porque só um profissional habilitado é que pode colocar o sémen no canal vaginal porque uma pessoa sem formação médica poderá magoar a vagina, ou porque é 'pecado' substituir um método natural.
Haja paciência para tanta ignorância!! Fiquei é cheia de vontade de saber mais sobre a inseminação artificial caseira. Depois, se conseguir, publico um post com mais detalhes :)

4 comentários:

  1. Uau, que boas notícias! Espero que tenham muita sorte e em breve nos tragas notícias de sucesso :D

    E obrigada por partilhares toda esta informação connosco!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá meninas , sou vaginica desde sempre rs.
    Queria muito engravidar, e pesquisando muito na net tratamentos descobri uma terapia que é voltada para gestantes e tentantes.
    resolvi arriscar, fiz terapia com ela por 4 meses e hoje estou grávida de 2 meses, continuo na terapia,
    Ainda continuo vagínica, mas melhorei muito minha auto estima e confiança, quero continuar o tratamento mais profundo depois que meu bebê nascer, pois agora como minha terapeuta explicou não podemos nos aprofundar para não gerar sofrimento e passar para o bebê. A terapia é muito legal pois existe a possibilidade de vc conversar com o bebe ainda dentro do útero. Descobri através de um canal de um casal que fala sobre gravidez, ela deu uma entrevista para eles e eu entrei em contato. Ela é um amor de pessoa, não cobra caro e entende seus problemas. Se alguém se interessar o link do video é esse
    http://www.youtube.com/watch?v=06NH1fd-QB4
    E o email dela é amandaribas8@gmail.com
    Acho importante mostrarmos quando alguma coisa deu certo para que outras vaginicas tentantes também se encontrem e se realizem assim como eu...Por isso estou colocando em post em muitos foruns em forma de agradecimento a todas meninas que me ajudaram, me dando apoio, como recontribuição
    Beijinhos Marina

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marina!
      Nunca tinha ouvido falar de psicoembriologia, mas aqui fica. Muito interessante.
      Muitos parabéns pela gravidez e a maior das felicidades. :)
      Beijinhos

      Eliminar