quinta-feira, 14 de março de 2019

Sabiam que o vaginismo deixou de existir?!

Pois é!

Em 2013 a designação 'vaginismo' desapareceu do Manual de Diagnóstico e Estatística das Perturbações Mentais (vulgo DSM), agora na sua quinta edição.

Agora os sintomas e o diagnóstico tão nossos conhecidos encontram-se associado a algo designado por 'perturbação de dor genitopélvica/penetração'. Portanto, em vez de mulheres com vaginismo, passamos a ser mulheres com perturbação de dor genitopélvica/penetração...

Gostam mais assim? Eu cá prefiro o meu e o nosso vaginismo do que ter uma perturbação da penetração associada à dor.

Na minha opinião de leiga quiseram juntar o vaginismo (de que se sabe muito pouco) à dispareunia (que se sabe pouco, mas, mesmo assim, sabe-se um pouco mais do que sobre o vaginismo) e, como consequência, a DOR ficou como o ponto central desta perturbação. Não sei se gosto disto, até porque muitas de nós nunca experienciamos dor associada ao vaginismo. Eu, por exemplo, acho que tinha mais medo de não conseguir a penetração do que da dor. Aliás até se podia discutir se se trata de uma DISFUNÇÃO ou de uma FOBIA...

O que acham?
Disfuncionais ou fóbicas? :)
Vagínicas ou perturbadas da dor? :)
Ou tanto faz?

Mas, era isso, só para actualizar que o nome do blog se vai manter apesar desta nova designação da nossa disfunção sexual preferida ter mudado :)

Sem comentários:

Enviar um comentário