quarta-feira, 15 de junho de 2011

Exercícios e rituais

Fazer os exercícios ou o 'trabalho de casa' recomendado pela fisioterapeuta faz parte de um processo que me causou diferentes sentimentos. Muito diferentes, mesmo! 

Acho que posso dizer que passou de ansiedade a relaxamento. 

Claro que isto não aconteceu de um dia para o outro, mas não foi tão difícil como estaria a pensar no início...

Uma das coisas que me ajudou imenso foi a posição e o 'estado de espírito' para a realização dos exercícios.
Em suma, costumava fazê-los no meu quarto, mais especificamente semi-deitada na cama encostada a uma almofada fofinha e com as palmas dos pés uma contra a outra para permitir que não houvesse o impulso para fechar as pernas. 

E com música! Tenho sido fiel sempre ao mesmo cd. Comecei com ele e acho que, de alguma maneira, me dá sorte. Será o meu álbum associado (I hope!!) à cura do vaginismo....
Dummy, dos Portishead. Adoro!!

E com um espelho a monitorizar tudo. 
Até para acreditar que estava a introduzir mesmo... 
Ao não me custar nem doer quase nem acreditava que estava a introduzir. 

É caso para dizer que tinha mesmo que ver para crer!!

Agora, já não preciso deste ritual tão certinho. 

Faço os exercícios com ou sem música, com ou sem espelho, deitada ou de pé (embora prefira deitada, acho que de pé não fico tão relaxada), no quarto ou noutro local...

Mas, sempre, com lubrificante. 

É muito importante utilizar um que seja à base de água. 
E ainda mais importante é para o tratamento, já que não queremos que quando finalmente começamos a conseguir com que a nossa vagina nos obedeça, ter que parar por arranjarmos alguma irritação. Eu uso o KY da Johnson. A fisio recomendou o uso de vaselina, mas não gosto muito.

No início ficava super nervosa com os exercícios, até via os meus dedos a tremer quando tocava em mim e tentava introduzir fosse o que fosse. Sentia a projecção da dor e a certeza que não iria conseguir. Também estava a encarar isto tudo como sendo exclusivamente clínico. Era como se me estivessem a ensinar a escovar o cabelo ou a tomar banho e eu não conseguisse aproveitar as sensações óptimas que isso pode trazer. E quem não gosta de um banho cheio de espuma ou, para ser mais ecológica, um duche com um gel be banho a cheirar a verbena ou a amêndoas?? Eu adoro!

Com a ajuda da psi e da fisio comecei então a partir para os exercícios numa onda de descoberta e sem pressa nem stress. E, principalmente, sem ficar exageradamente obcecada com o que não consigo fazer ou com o que se pretenda que eu consiga. Carpe diem, certo??

Aliás, é muito engraçado o controlo que a minha fisio tem que fazer comigo para eu me restringir aos exercícios 4x por semana. É que por mim eu fazia todos os dias. E esta ansiedade não ajuda ao meu tratamento...

Acho que a posição também recomendada pela fisio - semi-deitada e com as palmas dos pés encostadas uma à outra; tipo posição 'à chinês', mas sem cruzar as pernas - foi fundamental quando consegui introduzir o dedo pela primeira vez. 

Acho que o meu corpo estava na posição certa para me facilitar a introdução. O que me fez acreditar que conseguia. 

Claro que não é preciso estar nesta posição, sempre. Também não daria muito jeito, convenhamos....
Quando o M. introduziu o dedo eu não estava nessa posição e até foi mais fácil do que com o meu próprio dedo...

O facto de agora estar a aproveitar os exercícios como momentos de relaxamento e de descontração está a funcionar muito bem. 

É que nos dias bons, é bom fazer os exercícios porque estou bem-disposta e sei que estando relaxada os dedos, o Liv e os movimentos entram sem problemas. 

Quando estou nos meus dias menos bons sei que com os exercícios tenho uma oportunidade de ficar melhor e mais relaxada. Claro que às vezes isto não funciona assim tão certinho, mas cada vez mais é isso que se passa.

Antes tinha sempre que introduzir um dedo e alongar, dois dedos e alongar e só depois o Liv e os movimentos. Agora já começo a conseguir introduzir logo o Liv e movimentá-lo. 

Todo este processo, incluindo os rituais que se constroem, são excelentes para eu ter confiança no meu corpo e no controlo que posso ter sobre ele... 

...Nem que seja para lhe dar liberdade para se descontrolar um pouco mais, quando quero!! ;)

Sem comentários:

Enviar um comentário