quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vaginas e mal-entendidos

Algo que só me apercebi depois de iniciar as minhas consultas com a fisio é que a maior parte dos desenhos ou das representações que aparecem de vaginas (quer seja em manuais para o público em geral ou para profissionais de saúde) estão longe de representar a realidade. 

A vagina aparece 'aberta', como se fosse um canal que se abrisse automaticamente quando afastamos as pernas e isso não corresponde à realidade de mulher alguma. 

Nem de virgens, assim-assim ou com muita experiência com penetrações. 

A vagina só se 'abre' reagindo a algo que entra nela (um dedo, um tampão, um pénis...). 

As suas paredes estão 'coladas' e só 'descolam'  quando algo as faz 'descolar'. 

Uma imagem que me parece representar melhor a vagina são os cortes de perfil. Aí consegue-se ver mais claramente que o canal só está aberto quando pressionado ou 'descolado'.


Fonte: Wikipedia


Portanto se houver alguém por aí que esteja a pensar se será 'normal', quando a sua vagina não parece ter  o mesmo aspecto das vaginas que aparecem nos esquemas, pode relaxar! 

São as representações que estão erradas e não o nosso corpo!!!

A mim nunca me ocorreu que isto fosse um problema, mas depois de falar com a fisio realmente apercebi-me que pode ser...

Ao compararmos o nosso corpo com as representações que aparecem em manuais médicos, e que, à partida, têm toda a legitimidade científica, esperamos que haja uma correspondência entre o que lá aparece e que temos no nosso corpo. 

E isto é verdade em relação à vagina como a outra parte qualquer do corpo. 

Ora se formos fazer esse exercício de comparação, realmente podemos acabar por concluir que realmente há qualquer coisa de errada com a nossa vagina, já que ela não está aberta (como deveria estar se fosse 'normal' como a do livro) e não se vê canal nenhum!!

Compreendo que seja um esquema para demonstrar um canal, mas poderia aparecer mais fechadinho, não podia?? Ou pelo menos com algo a indicar que estava numa posição em que algo abria esse canal de modo a se apresentar tão... aberto! 

Mais um mal-entendido que pode adensar o vaginismo e o desconhecimento que temos sobre o nosso próprio corpo. E, este, parece ser de fácil resolução!! Era só fazer representações ou desenhos que realmente REPRESENTASSEM com rigor aquela parte do corpo. Aqui fica a minha reclamação!

Deixo aqui o link para uma foto que encontrei na wikipedia (espero não chocar ninguém) da vulva e da entrada da vagina.  É de notar que os lábios estão afastados pelos dedos.

Esta já parece mais familiar, não parece??

2 comentários:

  1. ai ajudoume tanto:) eu a pensar que tinha um problema...muito obrigada...felicidades:)

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria! Fico tão feliz por poder ajudar. Obrigada pelo comentário :))
    Realmente por vezes os nossos problemas poderiam ser facilmente evitados. Foi a minha fisioterapeuta que me explicou todos estes mal-entendidos acerca da vagina. Foi muito revelador para mim e ainda bem que também foi útil para ti.
    Vai dando notícias e tudo de bom.

    ResponderEliminar