sexta-feira, 8 de julho de 2011

História de vida - 4º sessão com a psi...

Nesta 4.ª sessão com a psi, estivemos a falar da minha história de vida e como ela estaria relacionada com o meu vaginismo.

O meu vaginismo, dito de uma forma muito simples, resulta de um cruzamento entre uma personalidade muito controladora (não patologicamente, mas o suficiente para fazer estragos) e o medo do coito (que não sei bem de onde é que vem).

A isto acresce (ou relaciona-se com) o facto de ter tido uns pais extra-protectores (e também controladores) que depositaram em mim muitas expectativas de ser boa menina... 

Se fui suficientemente inteligente para não deixar que esse controlo dos meus pais me afectasse na maior parte da minha vida... Fui aprendendo a relaxar e a relativizar as coisas usando o controlo para coisas positivas e não para coisas que me fizessem ficar ansiosa... 
Mas não consegui que esse quadro parental de protecção e  controlo não afectasse a minha sexualidade. 

Não estou a dizer que os meus pais é que têm culpa disto tudo. Nada disso!
Quem tem culpa sou eu, por ter reagido desta forma, mas é importante ter consciência disto para poder aprender e para, de agora em diante, reagir de acordo com esta nova análise. 

Se é algo que me aflige e me restringe tenho que saber como lidar com isto... 

Claro que há aqui muitos detalhes na relação com os meus pais que não vou partilhar no blogue. 

Aliás, acho que morriam de tédio com a história toda. 

Apesar de ser interessante nem é assim tão dramática para cativar a atenção. No fundo, é uma história, em tudo semelhante à maior parte das mulheres com vaginismo: culpa, protecção, controlo e perfeccionismo. 

Soa familiar?

Sem comentários:

Enviar um comentário