quarta-feira, 20 de julho de 2011

Vaginismo ou medo do coito?

O vaginismo, segundo o Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders (DSM) que é usado por muitos psis, 
tem como característica essencial a contracção involuntária, recorrente ou persistente, dos músculos do períneo adjacentes ao terço inferior da vagina, quando é tentada a penetração vaginal com pénis, dedo, tampão ou espéculo (Critério A). 
Ora, segundo este critério eu não tenho vaginismo porque não tenho contracção involuntária!!!

Aquando da minha primeira sessão com a fisio, em que ela introduziu o dedo, isso ficou claro porque a contracção que ela sentiu foi devido a eu voluntariamente (o que não quer dizer totalmente conscientemente) impedir que a penetração do dedo continuasse. 

E isto costuma ser muito comum em mulheres com vaginismo. 

O que leva a que seja altamente questionável que se associe o vaginismo com a contração  involuntária

Outro critério é 
o facto da perturbação causar acentuado sofrimento ou dificuldade interpessoal (Critério B).
Sim, indiscutivelmente, identifico-me.

O último critério refere-se
à explicação da perturbação não se dever exclusivamente a efeitos fisiológico directos de uma condição médica geral (Critério C).
Sou eu, novamente.

Quando falei da ausência da contracção involuntária à minha psi ela falou-me que provavelmente o que eu tenho é medo do coito...
Medo??? 
Eu??? 
E logo do coito que sempre achei que deveria ser divertidíssimo?

Apesar de ser indiferente para nós se temos vaginismo ou medo do coito. Ou se por termos medo do coito desenvolvemos vaginismo. Ou se por termos vaginismo temos medo do coito. (Isto soa confuso ou sou só eu?? ;)) )... 

Acho que é importante falar do medo do coito como 'alternativa' ao vaginismo, até porque permite ultrapassar a questão da contracção involuntária.

Todas nós já tivemos medo de alguma coisa em algum momento. 

E nem sempre sabemos porquê. E nem sempre 'faz sentido'. E muitas vezes complica-nos bem a vida. 

O medo de voar, o medo de alturas, o medo de animais, etc... Se calhar é mais fácil de compreender o vaginismo se o associarmos ao medo. No meu caso é o medo da dor.

Se calhar soa a disparate, mas que querem?

Deu-me para isto! :))

Sem comentários:

Enviar um comentário