quinta-feira, 26 de maio de 2011

Sessões de fisioterapia

Quando fui à minha segunda consulta com a psi apenas tinha ido à primeira sessão com a fisio e, como ela não introduziu nada na primeira sessão (e ainda bem! acho que não aguentava!), ainda não tinha o diagnóstico, ou seja, não sabia havia ou não contracção involuntária e como eram os meus músculos naquela zona.

A consulta com a psi serviu para eu perceber que este é um processo que pode ser divertido e em que só há ganho. Vou conhecer o meu corpo de outra forma, vou poder acrescentar à minha sexualidade outra dimensão. E isso só pode ser positivo...

Ok, também pensei (se bem que muito baixinho) e posso também é não conseguir... E se isso acontecer? Se acontecer, depois resolve-se, certo? 
Basta de complicações...

Falamos também de como os exercícios - os trabalho de casa da fisio - têm que ser preferencialmente encarados como momentos de descobertas e sensações e não como algo meramente técnico (para isso já tenho as sessões de fisio). 
É verdade que isto é mais fácil de dizer do que fazer, mas tenho que admitir que é uma óptima postura! E, em boa verdade,  tem dado muitos resultados!!

Passemos às sessões de fisioterapia...  Uma por semana...

Além da primeira sessão, até agora fiz cinco no total (ontem tive a mais recente) e uma constante de todas as sessões é que tudo me parece muito difícil de fazer, mas acabo por nas sessões seguintes sentir que 'Não acredito que não conseguia fazer uma coisa tão... fácil!'...



Segunda sessão - introdução de uma falange

Na primeira sessão tive um misto de projecção de dor, desconforto e tensão aquando da introdução do dedo da fisio. Sinceramente, apetencia-me fugir, mas acho que me portei bem. Fartei-me de transpirar, mas não chorei nem nada. Viram, que crescida que estou? ;-)

A consciência do que custa mais (em termos de pressão) é a entrada começou a surgir nesta sessão. Realmente depois da entrada, o 'estar lá dentro' não incomoda tanto...

A fisio não sentiu contracção nenhuma. Ou seja eu não contraio involuntariamente nada. O que fico é aflita e, se se 'forçar' a penetração, vai haver dor porque eu vou contrair... 
Por isso é que este processo tem que ser feito ao nosso ritmo. E sem pressas...

O trabalho de casa foi tocar na entrada da vagina e sentir os movimentos de contracção e descontracção. Um stress... Mas fiz tudo direitinho...

Terceira sessão - introdução de duas falanges

Tal como na sessão anterior, não houve contracção nem dor. A introdução já foi um pouquinho mais fundo e houve pequenos movimentos. Essencialmente, trata-se de começar a reconhecer o espaço da vagina com novas sensações.

O trabalho de casa foi diferente. Tocar e entrar um pouquinho na entrada da vagina. Além de continuar a fazer tudo direitinho fico muito menos nervosa.

Foi com esta sessão que comecei a ver diferenças na minha vida sexual em casal. 
Já não fico aflita quando sinto contacto muito perto da vagina. 

Quarta sessão - movimentos

Mais tempo com o dedo lá dentro, agora com movimento para o lado e para trás. Desconfortável, mas a habituar-me a sentir algo lá dentro.

O trabalho de casa agora era introduzir a polpa do dedo. Sem stress!!

Quinta sessão de fisioterapia - movimentos mais amplos

Nesta quinta sessão a fisio esteve um tempão como o dedo introduzido e fez movimentos para o lado. De sessão para sessão o desconforto diminui e até há momento em que sinto que não há desconforto nenhum!

O trabalho de casa, desta vez, pareceu-me impossível. 
Tinha que introduzir uma falange. 
Nunca que iria conseguir fazer isso!!

E a verdade é que a primeira vez que tentei não consegui. Parecia que não conseguia passar daquela entrada 'tensa' e 'fechada'. 

Mas, da segunda vez que tentei, respirei fundo e pensei 'se a fisio consegue, tu também consegues', coloquei o dedo a tocar na entrada, respirei fundo, fiz um pouquinho de pressão e...

O dedo entrou todinho! 

Sem dor! 

Sem desconforto! 

Não conseguia acreditar... Tanto que depois de retirar o dedo, voltei logo a introduzir para ver se era mesmo verdade. E era! E foi tão fácil! Mas tão fácil! Foi fabuloso!

E tenho feito todos os dias e tem sido igual. Fácil e, até, divertido (no sentido em que é um mundo novo para mim!!)

Sexta sessão de fisioterapia - movimento para alongar muiiiiiiiito

Nesta sessão eu levei uma grande novidade. Não só consegui introduzir uma falange (como me foi pedido) como introduzi o dedo todo e sem stress. Estava mesmo animada!!

E a sessão correu normalmente. Com mais desconforto do que sinto em casa, mas acho que é normal. Estou numa situação clínica e não é o mesmo do que estar no meu quarto com o meu dedo!

A fisio alongou muito e senti muita pressão nos movimentos.

Agora tenho eu que alongar em casa...
Já fiz uma vez e correu bem...

Agora, que já consigo introduzir o dedo estou convencida que sou 'pró' e que consigo fazer tudo! :-)

Sem comentários:

Enviar um comentário